Isso, em meio à possível visita de Nancy Pelosi a Taiwan, durante sua turnê pela Ásia. O porta-voz da Força Aérea da República Popular da China, Shen Jinke, afirmou este domingo que a instituição está disposta a proteger a sua “soberania nacional e a integridade” de Taiwan.
Isso, em meio à possível visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA) a Taiwan, Nancy Pelosi, durante sua turnê pela Ásia.
O porta-voz assegurou que a aviação nacional “tem a firme vontade, plena confiança e capacidade suficiente para defender a soberania nacional e a integridade territorial”, disse a agência Reuters, citada pela Actualidad RT.
Nesse sentido, salientou que o gigante asiático tem várias aeronaves capazes de sobrevoar a ilha, considerada por Pequim como parte do seu território.
As tensões entre os dois países se agravaram depois que a sala de imprensa da Câmara dos Deputados anunciou uma turnê por Pelosi por quatro países asiáticos, porém, Taiwan não é mencionada no texto.
“Em Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão, nossa delegação realizará reuniões de alto nível para discutir como podemos avançar ainda mais nossos interesses e valores compartilhados, incluindo paz e segurança, crescimento econômico e comércio, a pandemia de COVID-19. 19, a crise climática, direitos humanos e governança democrática. Sob a forte liderança do presidente Biden, os Estados Unidos estão firmemente comprometidos com o engajamento inteligente e estratégico na região, entendendo que um Indo-Pacífico livre e próspero é crucial para a prosperidade em nossa nação e em todo o mundo. site da Câmara.
Em 19 de julho, a China alertou que responderia com “medidas fortes” se o presidente da Câmara dos Deputados visitasse a província separatista de Taiwan em agosto.
“A China se opõe firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre os Estados Unidos e Taiwan”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, em entrevista coletiva.
fonte: goolge Noticia